quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Funky Humpy

Apesar da controvérsia que envolve a origem e os méritos de sua autoria, pois não se pode afirmar com exatidão quando e onde foi criada e nem se precisar quem é o inventor dessa mosca, credita-se seu surgimento à necessidade de adaptação dos antigos padrões britânicos (considerados demasiado frágeis por utilizarem penas em suas asas) às agitadas águas norte americanas.

Segundo a teoria de seu nascimento, sua primeira aparição se deu nos anos 20, registros de um jornal de pesca da costa leste americana descrevem com detalhes uma mosca que possuía um abdômen em forma de corcunda (hump), um padrão diferente para a época que chamou a atenção e despertou muito interesse. Um pouco mais tarde, por volta dos anos 30/40, indícios de montagens desse padrão por antigos atadores de diversas localidades no meio-oeste teriam despertado a atenção de um propretário de uma fly shop na Califórnia fazendo com que o padrão tivesse chegado de forma definitiva à costa oeste, atravessando o país e alcançando grande popularidade. A partir daí, seu sucesso foi tão grande que a humpy teria se transformado em um verdadeiro fenômeno nacional.


A humpy é uma mosca seca montada com uma generosa quantidade de pelos de Alce e Cervo (que formam respectivamente sua cauda, abdômen e asas) e um volumoso colar de penas de galo, que lhe conferem uma flutuabilidade surpreendente, muitas vezes dispensando o uso de flotante. Uma outra característica excelente é sua visibilidade, essa mosca permanece visível aos olhos do pescador tanto em águas agitadas como também nas últimas horas de luz do dia o que facilita enormemente a pesca no visual. Sua grande silhoueta na água indica aos predadores que ela é uma substancial quantidade de proteína e apesar de não imitar uma espécie de inseto em específico (podemos classificá-la como uma atractor), seu poder de atração desperta o sentido oportunista dos peixes e não a deixa passar ilesa sem provocar ataques. 


Material Básico:
  • Anzol Tiemco 100 #12
  • Fio de atado 8/0 - Oliva
  • Uni Floss - Oliva
  • Moose Hair - Preto
  • Elk Hair - Descolorado
  • Pena do pescoço do galo - Grizzly e Marrom



Passo a Passo:

1º Coloque na morsa um anzol com a farpa amassada e inicie uma base de fio de atado a partir da metade da haste, indo até o final de sua parte reta, retorne com o fio para o ponto de início.


2º Pegue um pequeno tufo de Pelo de Alce e depois de alinhá-lo, tome como medida o mesmo comprimento da haste do anzol.

3º Prenda as fibras de Moose Hair na parte de cima da haste do anzol cobrindo com o thread até o ponto inicial de amarração. 


4º Corte o excesso das fibras e arremate fazendo um pequeno cone. 


5º A partir desse ponto, posicione o floss na lateral da haste e enrole o fio de atado por cima até o final de sua parte reta. Retorne com o fio de atado ao ponto inicial.


6º Pegue um tufo de Pelo de Cervo e depois de alinhá-lo, tome como medida o comprimento da haste do anzol mais a cauda.


7º Passe o tufo para a outra mão e corte o excedente. Prenda as fibras com o auxílio do fio de atado. Nesse passo, cuide de puxar o tufo pra cima de tal forma que as fibras fiquem amarradas na parte de cima da hasteRetorne com o fio de atado para o ponto inicial.


8º Enrole o Floss para a frente, por cima das fibras presas à haste, finalize com algumas voltas de fio de atado e corte o excesso.


9º Dobre o Elk Hair por cima do Floss e prenda com algumas voltas do Thread.


10º Levante o tufo de fibras e faça algumas voltas com o fio de atado na frente bem próximas à base para que as fibras permaneçam levantadas, formando a asa da mosca.


11º Divida o tufo ao meio, aplicando uma amarração em forma de 8 ao redor de ambas as partes. Aplique algumas voltas com o fio de atado ao redor da base de cada parte, cuidando para que as asas mantenham o formato de V.


12º Prenda as duas penas do pescoço do galo na lateral da haste, bem próximas à base das asas. Passe o fio de atado para a frente das asas, posicionando-o próximo ao olho do anzol.


13º Dê três voltas com as penas na haste atrás das asas e duas voltas na frente, finalize amarrando com o fio de atado e cortando o excesso.


14º Puxe todas as fibras pra trás e faça uma pequena cabeça com o fio de atado. Dê o nó de acabamento e aplique uma pequena gotícula de cola.



Variantes:

Basicamente as variantes se resumem às substituições de material, pode-se usar Elk Hair também na cauda, substituir o Elk Hair por Deer Hair, usar Calf Tail para as asas ou fazer a base do abdômen (parte colorida) somente com o fio de atado. Pode-se também variar a cor do floss, sendo as mais comuns amarela, vermelha, branca, preta ou verde.


Como trabalhar a isca:


Deve-se arremessar a mosca rio acima e deixá-la derivar naturalmente pela correnteza. Eventualmente, especiamente em águas mais calmas, pode-se usar a técnica de skating, aplicando-se pequenos toques suaves, fazendo a mosca deslizar na superfície da água como se fosse um inseto tentando voltar a voar.

Lembre de Não Esquecer:
  • Essa é uma mosca grande, volumosa, uma midge atada em um anzol do mesmo tamanho parecerá muito menor, sendo assim, apresentações delicadas são mais difíceis. Para compensar, procure arremessar um pouco mais além do que faria com uma mosca mais delgada.
  • Por conta dessa característica, é recomendável um leader (e um tippet) mais forte (menos fino) que normalmente seria usado com uma mosca menos volumosa em um anzol de mesma numeração.
Grande Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário