segunda-feira, 20 de maio de 2013

Rubber Popper e a Câmara Secreta

Espero que o criador da isca (que na verdade se chama Ghost Popper)o mestre Jay "Fishy" Fullum, me perdoe pelo talvez inapropriado trocadilho, mas não encontrei título melhor pra descrever o passo a passo dessa simples e notável mosca. A idéia genial apresentada aqui mais uma vez ressalta a criatividade e a admirável capacidade de observação que para algumas pessoas, como o mestre Jay, é um ato natural e corriqueiro ao passo que para outros (como eu) é uma duríssima tarefa. Vislumbrar que o mais improvável item em uma loja de material de construção, artesanato ou papelaria tem enorme potencial para se tornar uma mosca eficaz e pegar peixe é para poucos.

O principal elemento na confecção desta mosca é o Weatherseal ou Fita para Vedação, um semi tubo de borracha oca que possui na face reta uma superfície adesiva. Esse material é utilizado para vedar portas e janelas, protegendo contra vibrações, entrada de poeira, umidade e também usada como isolante térmico. Existe no mercado em diversas cores e formatos, mas esse em especial possui um perfil muito interessante, na forma de uma letra "D", perfeito quando dobrado e sobreposto a si mesmo para a montagem do corpo da mosca.

Detalhe (à direita) do perfil em forma de "D" da Fita para Vedação ou Weatherseal


Abaixo, em corte transversal, podemos ver com clareza que o corpo da isca foi amarrada em 2 pontos, estrangulando os dois semi-tubos sobrepostos (pela face reta), formando 2 câmaras de ar que garantirão a flutuabilidade da mosca. A parte de baixo do corpo do popper, onde aparece a haste do anzol (revestida por chenille), serve para a ancoragem do material. Ao final uma pequena quantidade de epóxi pode ser aplicada na "boca" da mosca selando definitivamente as câmaras.

Seção transversal mostrando a Câmara Secreta (na verdade duas)

Material Básico:
  • Fita para Vedação (Weatherseal)
  • Anzol wide gap de haste longa reta (nesta montagem utilizei um Daiichi Stinger #2)
  • Thread 6/0 (branco ou monofilamento para atado)
  • Cola de cianoacrilato
  • Chenille (qualquer cor)
  • Olhos de Boneca
  • Sili legs (ou perninhas de borracha)
  • Unique Hair Branco (ou outra fibra qualquer para a cauda)



Material Opcional:

  • Epóxi (para selar as câmaras)
  • Angel Hair (ou outro brilho para a cauda)
  • Marcador permanente, esmalte ou tinta acrílica


Passo a Passo:

1º Corte um pedaço da fita para vedação que seja correspondente a duas vezes o comprimento da haste do anzol. Faça uma marcação na parte curva da fita exatamente no meio do pedaço.



2º Prenda o anzol (com a farpa já amassada) na morsa, faça uma base com o fio de atado, passe cola, prenda um pedaço de chenille na haste na mesma direção da ponta do anzol enrolando até o olho (deixe um espaço livre correspondente a aproximadamente 2 vezes o olho do anzol).


3º Enfie o anzol na cavidade da fita para vedação de tal forma que a ponta perfure e saia exatamente na marcação feita anteriormente (metade do comprimento).


4º Passe cola no chenille (se preferir pode usar epóxi) e empurre o anzol até que a parte reta da haste esteja quase saindo pelo furo. Note que o espaço livre próximo ao olho do anzol deverá ficar fora da cavidade da fita para vedação.


5º Depois de seco, coloque o anzol novamente na morsa com a face reta da fita para vedação voltada para cima. Retire a proteção da face reta, expondo a superfície adesiva, posicione de 3 a 4 perninhas mais ou menos no meio da haste do anzol (25% do comprimento da fita para vedação) aplique uma gota de cola para fixar.


6º Passe uma camada de cola na face reta e dobre a ponta de trás sobrepondo a parte que está fixada no anzol, cuidando para que as pontas fiquem perfeitamente alinhadas (apesar da fita para vedação possuir uma superfície adesiva, esta não me pareceu suficientemente aderente e apliquei uma camada de cola extra para garantir que tudo se manterá no lugar). Aplique uma gota de cola (ou epóxi) no furo onde saiu o anzol  para vedar a parte de baixo e evitar eventual entrada de água.


7º Faça duas amarrações com o fio de atado, a primeira imediatamente na frente das perninhas e segunda na metade da parte delimitada pela primeira amarração e a ponta da fita para vedação. Aperte bem o fio de atado para estrangular a fita e formar as câmaras de ar.


8º Aplique uma gota de cola de cada lado, em cima da segunda amarração feita com o fio de atado (a mais próxima do olho do anzol), prendendo os olhos de boneca na cabeça da mosca.


9º Separe um tufo de Unique Hair (ou a fibra de sua escolha) com aproximadamente o dobro do comprimento do anzol, prenda-o pela metade imediatamente atrás do ponto onde está fixada a fita para vedação, dobre a outra parte por cima e amarre para formar a cauda do popper (nesse ponto pode-se acrescentar o brilho). Arremate com o nó de acabamento de sua preferência e aplique uma gota de colar para fixar bem.


10º Coloque a mosca na posição vertical com a cabeça virada para cima e preencha as duas cavidades das pontas da fita para vedação (a inferior e a superior) com epóxi de forma a selar definitivamente o corpo do popper. Espere secar e a mosca estará pronta!


Variações:

Pode-se adicionar um pouco de cor com um marcador permanente, esmalte ou tinta acrílica, produzindo-se padrões com combinações de cores que sejam atrativas aos peixes de sua região. Mesmo para o padrão branco, recomendo pintar a parte da boca com um tom avermelhado de forma a torná-lo mais chamativo.


Padrão branco (Ghost) e Variação Colorida


Como trabalhar a isca:

Lance a mosca e tracione com pequenos recolhimentos de linha intercalados com breves pausas. A velocidade irá depender da atividade dos peixes, via de regra quando estão mais ativos pode-se trabalhar de forma mais rápida. Se estiverem letárgicos diminua o ritmo.

Lembre de Não Esquecer:
  • Essa montagem produz uma mosca com corpo volumoso tornando praticamente obrigatório o uso de um anzol wide gap (podem ser utilizados anzóis com outros formatos de abertura, desde que estas sejam grandes).
  • Além de outros tipos de fibras sintéticas, a cauda pode ser confeccionada com marabou, bucktail, fibras de pena de avestruz ou qualquer outro material que produza uma boa vibração.


Grande Abraço 

Nenhum comentário:

Postar um comentário