quinta-feira, 18 de abril de 2013

Pesca de Vadeio

Caminhar pelas águas é sentir-se verdadeiramente parte integrante do bioma que o cerca.

Esta não é uma frase de um pescador famoso nem tampouco citação de algum autor que escreva sobre pesca esportiva, apenas minha opinião sobre a forma mais prazerosa (a meu ver) de exercitar a pesca com mosca. Particularmente acho que não existe melhor definição para o que sente um mosqueiro quando está praticando a pesca de vadeio. 


Vadeio no rio Aiuruoca - MG

Dentre as diversas formas de praticar o fly fishing (caiaque, no seco, flotada, etc) o vadeio, além de ser a mais clássica, acredito que seja também a mais recompensadora. O prazer de estar pescando literalmente no mesmo ambiente que o peixe transmite ao pescador esportivo a sensação de que as dificuldades são ainda maiores. Pode não parecer à primeira vista, mas estar na água ou fora dela faz uma enorme diferença. Dentro da água, em especial em um rio, além da visão, olfato e audição mais requisitados pois tudo está acontecendo à sua volta, temos mais um sentido sendo estimulado, o tato. Vencer a correnteza, achar o equilíbrio e caminhar sobre um leito arenoso ou de pedras, acrescenta mais pontos ao desafio de atrair e fisgar seu troféu.

A pesca de vadeio, em função de onde é praticada (flats, rios de montanha, lagoas, etc) exige equipamento apropriado e diverso, proporcionando conforto e segurança ao pescador esportivo durante sua caminhada pela água. Acredito que o vadeio em rios de montanha seja a variante mais desafiadora e que requer o maior número de acessórios, pelas condições normalmente encontradas nesses rios: leito e fundo com pedras de diferentes tamanhos, trechos compostos por degraus formados pela ação da descida da água, temperatura da água geralmente baixa, correnteza acentuada em certos trechos, etc. A seguir, destaco alguns assessórios usados nesta variante, tanto por ser a que exige mais equipamentos quanto por ter sido a única que pratiquei com o fly.


Sem as botas de Vadeio seria muito difícil caminhar sobre um fundo de cascalho

Wading Boot - É um dos acessórios mais essenciais à pratica do vadeio, além de proteger a sola dos pés (sem essa proteção seria praticamente impossível caminhar sobre um fundo pedregoso), também evita escorregões por ter a sola antiderrapante (existem diversas solas que previnem, ou minimizam muito, os escorregões: feltro, hard bites, vibram sole, etc) e ajudam também a evitar torções do tornozelo (pela estrutura encorpada e cano longo). Normalmente são sobrepostos (a parte de cima do cano) pelo wader para bloquear a entrada de sedimentos. Alguns pescadores ainda fazem uso dos gravel guards (tiras de neoprene presas por elásticos ou velcro) para vedar ainda mais a entrada de pedras ou outras partículas que possam causar incômodo ao caminhar. 


Modelo Flat Bootie da SIMMS

Nos flats, praias e manges onde há formações de coral e outras estruturas mais planas (lajes de pedra, conchas, raízes, etc) normalmente usa-se um outro tipo de calçado (flat booties), mais leves, feito de neoprene com uma sola plana de borracha.

Modelo Pro Guide da Orvis

Wader - Outro equipamento muito importante, principalmente em águas frias e nos casos em que necessita-se de proteção para a pele de qualquer natureza. O modelo mais comum é um macacão (chest wader) com meias de neoprene soldadas e suspensório, os mais modernos são confeccionados com material respirável e ainda assim impermeável garantindo que o pescador se mantenha seco. Normalmente possuem bolsos impermeáveis que ajudam a carregar outros itens essenciais para quem vai caminhar pelo rio ou mar e não terá a todo tempo um ponto de apoio próximo para deixar outros equipamentos.



 
Modelos Stocking Foot Waist da Sierra e Nylo-Stretch Deluxe Hip da Ron Thompson

Existem também outras opções que protegem somente até a cintura (calças ou waist waders) e até mesmo só as pernas (perneiras ou hip waders).


Com as botas e o macacão o mosqueiro já estará apto a caminhar pelas águas, porém existem alguns outros itens que ajudarão em muito a pesca de vadeio, provendo maior conforto e praticidade ao pescador.


Folding Wading Staff da Simms

Wading Staff - Caminhar em um rio de montanha, com relevo irregular e águas rápidas exige muito mais do equilíbrio do que se possa imaginar. Nesta situação um ponto de apoio a mais faz toda a diferença. O bastão de vadeio permite que pescador mantenha a firmeza dos passos até conseguir um ponto mais tranquilo e seguro para fazer os arremessos. Além do apoio extra, ajudam também na identificação da profundidade e podem auxiliar a prevenir acidentes. Os wading staffs normalmente possuem um cabo retrátil para fixação enquanto não estão sendo usados como apoio e alguns modelos são fabricados utilizando um prático sistema de montagem/desmontagem que permite tanto sua rápida abertura quanto uma considerável redução do tamanho para fins de transporte e armazenagem.

Modelo Blackfoot River da Redington 

Colete - Complemento indispensável para um vadeio mais longo, situação que exige que o mosqueiro carregue consigo um considerável número de pequenos itens (pinça, leaders extras, caixa de moscas, tippets, nipper, flotante, etc). Alguns modelos ainda contam com bolsos impermeáveis para documentos, celulares e chaves e compartimentos maiores (normalmente nas costas) para itens mais volumosos.

Lanyard - Modelo da Morning Stars 

Ainda existem o necklaces ou lanyards, cordões com clips e prendedores retráteis que também permitem deixar à mão os acessórios considerados mais úteis pelo pescador.

Net preso ao colete por um cabo retátil 

Net - O Puçá, Passaguá, Coador ou Landing Net, para algumas espécies de peixes e/ou para quem quer garantir a foto, é um item que também não pode ser dispensado. A forma mais prática de incorporá-lo ao equipamento de vadeio é fixá-lo a um cabo retrátil preso ao colete (nas costas) ou na cintura, deixando-o ao alcance das mãos, de forma a facilitar o manejo do peixe dentro d'água.

Nunca é demais lembrar que passar algumas horas caminhando em rios de montanhas, em flats, lagoas ou praias requer planejamento prévio e monitoramento constante do clima, o tempo pode mudar repentinamente e deixar o mosqueiro exposto a adversidades como tempestades ou enxurradas. 

Grande Abraço 

2 comentários:

  1. André, ótimo post, super completo. Quanto ao vadeio também é minha forma preferida de pesca com mosca. A segunda seria com caiaque.
    Quanto maior a proximidade e o contato com o elemento água tanto mais prazerosa se torna a pescaria.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Blatt, muita gentileza. Tenho pensado bastante sobre caiaques, quem sabe em breve não estarei escrevendo sobre essa nova experiência.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir