quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Ferramentas para Atar

É razoável considerar como verdadeira, a teoria de que o surgimento da pesca com mosca se deu devido à dificuldade que os pescadores encontraram para capturar algumas espécies de peixes que se alimentavam basicamente de insetos. A árdua tarefa de colocar em um anzol esses frágeis e diminutos seres, fez nascer a necessidade de reproduzi-los artificialmente e desenvolver uma técnica apropriada para apresentá-las de forma suave. Existem fortes indícios de que isso foi necessário devido à natureza arisca e desconfiada da espécie que era o foco da captura, muito provavelmente a truta. Já naquela época e talvez ainda hoje, a mais popular entre as espécies visadas pelos "mosqueiros".

Mosaico que data do século 1 representando a pesca com mosca
Museu de Trípoli (Créditos: Michael Jefferies)

Atualmente utiliza-se o fly para a pesca das mais variadas espécies nas mais distintas situações, logo, não é difícil imaginar a enorme variedade de iscas que podem ser utilizadas na tentativa de imitar o cardápio dessas espécies. É certo que para determinados tipos de iscas, tanto a lista de materiais utilizados bem como a diversidade de ferramentas é bastante pequena. Porém, via de regra, a liberdade de escolha que desfruta o pescador detentor de um "menu" variado, lhe confere segurança e aumenta de sobremaneira suas chances de captura, principalmente naqueles dias em que o peixe está mais seletivo. Devido à necessidade de aumento da diversidade do que será ofertado aos peixes, o conjunto de técnicas e utensílios para atar também aumenta. 

Diversidade de moscas usadas na pesca da truta

Combinadas com a morsa, essas ferramentas constituem o conjunto básico para quem deseja enveredar pelo cativante ofício do atado. A seguir, apresento as ferramentas que considero indispensáveis e outras que me facilitaram em muito o trabalho de confecção das moscas que atei até o momento.


Tesoura - É uma ferramenta básica e essencial, alguns atadores a mantém na mão durante todo o trabalho do atado. É usada não só para aparar as sobras de material, mas também para dar formato a certos tipos de moscas. Não precisa ser uma ferramenta específica para atados, pode ser utilizada uma tesoura comum (normalmente é pequena e de ponta fina).


Bobbin - Trata-se de um suporte onde se encaixa as bobinas de fio para atar (thread), com um ponto de pega e um tubo por onde passa o thread. Alguns atadores também o utilizam com bobinas de fio de chumbo (usado para lastrear a isca) e de cobre (usado para aumentar a fixação do material). Existem diversos modelos desde os mais simples até os mais sofisticados com ponta de cerâmica e regulagem de pressão (visando minimizar a ruptura do thread). É sempre bom ter mais de um, na verdade alguns, pois de outra forma, o número de trocas de bobinas em função do tipo ou da cor de fio acaba sendo anti-produtivo e aborrecido.


Bodkin - Nada mais é do que uma ponta seca adaptada a um cabo. Muito utilizado em tarefas que exigem precisão tais como na aplicação de gotículas de cola (principalmente em iscas diminutas), para desembaraçar fibras, apartar porções de material, atar nós, fazer furos para pernas, fixação de olhos e outras.

Apesar de não estarem na categoria essenciais (a meu ver), essas ferramentas ajudam muito nas diversas tarefas relacionadas ao atado de moscas:


Alicate Bico Chato - Um dos conceitos que considero mais importantes e que está frequentemente ligado à pesca com mosca é o Pesque & Solte, e um anzol sem farpa ajuda bastante tanto a liberar o peixe quanto a desenganchá-lo da roupa e de outras partes onde ele eventualmente ficará agarrado. Nem sempre se consegue comprar anzóis sem farpa, e uma maneira fácil de se contornar isso é amassando a farpa de um anzol comum. Para tanto o alicate de bico chato é a ferramenta ideal, minha dica aqui é como fazê-lo de forma correta:

Forma correta de amassar a farpa

Posicione o anzol de forma paralela ao alicate de maneira que as lâminas (tenazes) envolvam totalmente a farpa, aplique a pressão até que a farpa quebre ou fique amassada junto à ponta do anzol. 

Forma incorreta de amassar a farpa

Não posicione o alicate em um ângulo perpendicular ao anzol, a força aplicada de modo transversal fatalmente irá quebrar a ponta, principalmente em anzóis de haste fina.


Pinça - Muitos itens utilizados no atado de moscas são diminutos e de difícil manipulação, principalmente quando a tarefa envolve a separação ou escolha, a começar pelos anzóis indo até olhos, miçangas, etc. Para essas tarefas não há nada melhor do que uma boa pinça, ou até mais de uma. Particularmente uso três modelos, uma chata (com ponta larga), uma reta e uma curva (ambas de ponta fina).


Bobbin Threader - Caso seja necessário passar o fio de atado (thread) pelo tubo do bobbin, seja porque o a cor do fio foi trocada, seja porque o thread arrebentou (e isso não é tão incomum como se pensa), fazê-lo sem esta ferramenta pode ser tão penoso quanto colocar linha de costura em uma agulha. Trata-se de um cabo ou simplesmente uma esfera, onde está afixado um laço de arame fino o suficiente para ser transpassado pelo tubo do bobbin, por esse laço se passa o fio de atado que então é puxado através do tubo. Existem diversos modelos diferentes, apesar da função ser sempre a mesma.


Uma solução prática, que adotei e que funciona muito bem é usar um pedaço de linha de nylon torcido, fino o suficiente para passar pelo tubo do bobbin.

Bom, por enquanto é isso, ainda tem algumas ferramentas sobre as quais gostaria de falar e que considero que devem fazer parte do conjunto de qualquer atador, mesmo pra um iniciante (como eu): Hackle PlierWhip FinisherHair StackerDubbing TwisterHalf HitchHackle Gauge, Lente de AumentoEscova Velcro. Mas isso fica pra outra oportunidade.

Grande Abraço

2 comentários:

  1. A pesca de fly, eu considero, é uma arte! Assisto sempre que posso através dos meios de comunicação(TV, internet, vídeos etc.) acho que pela desinformação corriqueira que o brasileiro tem. Para se ter uma ideia, pesco com iscas artificiais e até hoje causa estranheza a muita gente. Minhas iscas, eu mesmo confecciono alguns modelos. O ato de atar as "moscas" tenho a impressão que nos envolve muito com todo o universo da pesca.

    Boa sorte, grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente Carlo,

    Enquanto atamos estamos de certa forma planejando a pescaria, estudando os peixes, os insetos que estamos tentando imitar e outros inúmeros aspectos que envolvem a pesca.

    A nobre "Arte do Atado" como bem definiu o mestre Betinho Oliveira, nos coloca frente a assuntos tão variados (entomologia, limnologia, etc) e tão interessantes como a própria pesca. É uma atividade fascinante.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir