quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O Início...


Talvez eu não tenha bagagem suficiente para escrever sobre a Pesca com Mosca (ou Fly Fishing), comecei a pescar com Fly há exatos 6 meses. Mas foi exatamente isso que me motivou a começar a escrever, confuso? Eu explico...


Não sou propriamente um iniciante, pesco desde os 10 anos de idade (daí se vai um bom tempo), já me aventurei em diversas modalidades mas até então, não havia experimentado o Fly. Nesses 6 meses mergulhei de cabeça, enveredando por quase todos os aspectos que envolvem essa que é sem dúvidas a mais apaixonante das modalidades de pesca esportiva. E justamente por ser um aprendiz é que acho que devo compartilhar minhas experiências e minha evolução.

Acho que a pesca com mosca é cativante por vários aspectos, em particular, posso destacar a integração com a natureza pelo fato de estar dentro do rio no mesmo ambiente que o peixe (talvez a maneira mais clássica de se praticar o Fly); o intenso envolvimento no preparo do equipamento, passando pela manufatura das iscas indo até mesmo à construção das varas; e pelo contraste entre a longínqua origem desta modalidade e o moderno conceito do pesque e solte (Catch And Release).

Depois que comecei a praticar o Fly me desprendi um pouco das capturas propriamente ditas, claro que o objetivo continua sendo fisgar peixes (lembrando: pratico a pesca esportiva), mas hoje em dia aproveito muito mais as vezes que saio pra pescar (e ainda o que precede e que sucede a pescaria), a valorização dos outros aspectos no entorno, o estar em contato com a natureza se não substitui a falta dos peixes ameniza muito e também me dá um enorme prazer.

Durante o aprendizado das técnicas desta modalidade me deparei e enveredei por assuntos de diversas outras naturezas, nunca havia sequer pensado que iria estudar geografia, meteorologia, processos de fabricação, entomologia e outros tantos assuntos extremamente interessantes, que essas matérias pudessem estar ligadas de alguma forma à pesca com mosca e que tornariam o aprendizado e o conhecimento do assunto principal ainda mais enriquecedor e prazeroso. 

Fonte: http://www.allfly.co.nz/
Assim é a pesca com mosca: cativante, absorvente, extremamente técnica, mas também enormemente interessante e recompensadora. Espero conseguir compartilhar o que tenho aprendido e passar a diante informações que auxiliem ao iniciante desta modalidade apaixonante a descobrir como o aprendizado do Fly pode ser enriquecedor.

Grande Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário