segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O Equipamento de Fly


Quem já leu algum texto, viu um filme ou vídeo sobre o Fly e de alguma forma se encantou com a plástica dos arremessos ou com a riqueza de conhecimentos que envolve essa modalidade e quer se aventurar nesse mundo, certamente se defrontará com o primeiro grande desafio que o aprendiz de mosqueiro terá que enfrentar: a escolha do equipamento.

O principal equipamento no Fly é o conjunto Vara-Carretilha-Linha além obviamente das iscas, nesse caso, as moscas. No Fly não é o peso da isca ou um peso auxiliar que carrega a linha durante o arremesso, ao contrário, é a linha que carrega a isca (mosca). Esses conjuntos Vara-Carretilha-Linha variam em uma numeração que vai do #1 ao #15 (algumas pessoas consideram a existência de  conjuntos #0), e representam a capacidade do equipamento de carregar a isca, capacidade esta ligada muito mais ao volume da mosca (resistência ao ar) do que ao seu peso. Quanto maior é a numeração, maior é o tamanho da isca que se pode arremessar. Via de regra esse conjunto deverá estar harmonizado por um dos números, por exemplo: Vara #8 com Linha #8 e Carretilha compatível. Desta forma a tendência é obter um conjunto equilibrado e eficiente para arremesso de moscas médias. 

Fonte: http://www.southerntrout.com

Não existe uma relação direta do tamanho do peixe que se deseja pescar com o número do conjunto Vara-Carretilha-Linha, mas normalmente equipamentos de numeração mais baixa são utilizados para peixes menores e vice-versa. A não ser que o objetivo seja fisgar pequenos e valentes lambaris ou a pesca de enormes peixes de bico, um equipamento nº 5 pode atender com certa flexibilidade desde a pesca de truta arco-íris, black bass, tilápias, traíras e tucunarés (com exceção dos amazônicos), sendo portanto uma boa escolha para o iniciante.

Fonte: http://www.southerntrout.com

Existem diversos bons guias e livros que direcionarão com maestria o futuro pescador à escolha mais adequada a suas pretensões. Também há em muitos fóruns e blogs vasta informação para apoiá-lo na tomada da difícil decisão de qual equipamento adquirir. Não tenho pretensões e nem experiência para escrever sobre esse fascinante assunto, meu objetivo é apresentar, sob o ponto de vista de um recém iniciado, alguns aspectos relevantes relacionados à compra do equipamento do mosqueiro.

O primeiro aspecto é o custo benefício, tenho aplicado esse princípio também a outras situações, mas principalmente, em se tratando da compra de equipamento de Fly, ele se torna ainda mais evidente: não compre equipamento de 2ª linha! Existem muitos equipamentos bons e funcionais por um preço justo, não acredito que a opção por um equipamento caro, principalmente para um iniciante, tenha tanta influência na performance do aprendiz quanto apregoam certas pessoas. Varas com ações diferenciadas e equipamentos de ponta podem até ajudar a alcançar mais alguns metros nos arremessos ou impressionar os olhos dos parentes e amigos, mas de fato não será a falta deles que comprometerá a evolução do mosqueiro ou suas capturas.

Já conversei com muitos mosqueiros experientes e uma boa parcela deles não possui equipamentos caros, vários adoram seus conjuntos de vara e carretilha comprados a preços bastante módicos e alguns até manufaturam parte de seus equipamentos sem nenhum prejuízo à produtividade. Mas tome cuidado ao fazer a opção da compra, procure marcas tradicionais, de renome e não se esqueça do princípio básico: não compre porcaria.

Fonte: http://www.ehow.com

O segundo aspecto que acho importante ser levado em consideração na compra do equipamento de pesca com mosca é: o somatório de itens que irão compor o equipamento do mosqueiro. Comprei meu primeiro conjunto de vara e carretilha durante uma viajem a Orlando, nesta ocasião optei por um combo de boa marca que era vendido com linha (recomendado por pescadores experientes), como estava pensando em somente experimentar, não comprei mais nada além de um kit básico para atar. Depois de chegar ao hotel me lembrei do livro que estava lendo sobre o Fly e fiquei pensando onde iria usar o conjunto. Voltei à loja mais 2 vezes para comprar um wader, botas, colete e mais algumas ferramentas para atar. Depois de ter pescado algumas vezes comprei net, mais material para atar e uma série de outros itens que me fizeram falta. Nesse sentido minha dica é: compre tudo que acha que irá precisar sem titubear. O material para pesca com mosca mesmo usado tem mercado garantido, portanto caso você não se adapte ao Fly ou queira comprar um equipamento melhor não se preocupe, a venda não será difícil.

Grande Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário