domingo, 3 de maio de 2020

Send In The Clowns - Clown Shoe Caddis Variant

Na pesca com mosca, assim como em outras modalidades, podemos identificar alguns grupos bem típicos de pescadores. Há aqueles que preferem fisgar um belíssimo troféu com medidas e peso bem acima da média, há também os que utilizam técnicas e moscas escolhidas a dedo para um substancial aumento no número de capturas, mas particularmente acho que nada supera a plasticidade de um peixe atacando aquela mosca que você atou cuidadosamente na superfície da água, é emocionante ao ponto de devolver-nos a felicidade e de nos restituir a alegria.

Por outro lado, não há nada mais frustrante e entristecedor do que após diversas tentativas lançar ao peixe diferentes moscas, utilizar várias técnicas de arremesso e trocar algumas vezes de tática na montagem e apresentação, não obter nenhuma resposta dos peixes. Também é muito desanimador após dias de planejamento que antecedem a pescaria, envolvendo a escolha das moscas, a separação do material, estudo do local onde se vai pescar, atestar que algum detalhe da minuciosa preparação não funcionou como deveria.


Clown Shoe Caddis pronta pra entrar em ação


Um exemplo bem representativo é o do mestre Jay Zimermman, desapontado por não conseguir escolher um padrão que funcionasse a contento em uma montagem dropper rig com ninfas pesadas, desta inépcia surgiu a Clown Shoe Caddis. O padrão criado por Jay apresenta desejáveis características para esse propósito: um excelente poder de flutuação, pouca derivação lateral devido ao longo abdômen curvado e um dos mais almejados atributos para qualquer mosca seca: uma ótima visibilidade. 

A mosca apresentada a seguir em passo a passo é uma variante, na verdade uma variante de outra variante. Faz algum tempo, vi um padrão que lembrava muito a Clown Shoe Caddis, modificada pelo atador Jeff Creamer (Bobcat Hollow) para a pesca de Bluegill. O que me chamou a atenção nessa variante foi a pequena cauda vermelha (hot spot) e que o poste da receita original da Clown Shoe Caddis, feito com McFly Foam, também fora substituído e em seu lugar foi colocada uma tira de EVA laranja. Como o intuito de Jeff era o de criar um padrão que flutuasse ainda mais, o vinil do abdômen também foi substituído por uma fina tira de EVA, não há dubbing no tórax e o hackle ao invés de ser feito com pena de galo, foi trocado por CDC.

Na variante que fiz, mantive o abdômen de vinil, pois acho que facilita  a fisgada manter boa parte do anzol abaixo da linha d'água, influenciado por minha recente adesão aos hot spots, também o conservei. Outra coisa que mantive foi o hackle de pena de galo, pois além de não perder a flutuabilidade, fica mais visível que o CDC. Como de costume, deixo essas experimentações pra aqueles tristes momentos nos quais o peixe não dá sinal de vida, foi o caso com esse padrão que se mostrou bastante produtivo. 

Então, assim como as inesperadas situações de picadeiro, quando os palhaços entram em cena para trazer de volta a alegria, amarre uma Clown Shoe Caddis no tippet e seja feliz. Quase que dá pra ouvir em pleno rio o insubstituível Frank Sinatra cantando:

"There's no bite,
No rising there,
I tried so many flies,
And they don't care.
So, where are the clowns?
Send in the clowns."

Vamos à montagem da mosca. Como pré-montagem corte algumas tiras de EVA de 3mm a 4mm de largura.



Corte uma tira do EVA com 3mm a 4mm de largura 


Material Básico:



  • Anzol Tiemco 2499 SP-BL #10
  • Fio de Atado UTC 70 Light Olive
  • Vinil Rib Magic Glass Olive
  • Fibra Steve Farrar's Flash Blend Red
  • Dubbing Super Fine Preto
  • Elk Hair Natural
  • Pena de Galo (Hackle) Grizzly
  • Eva 2mm Laranja

Passo a Passo:

1º Coloque um anzol na morsa e faça uma base enrolando o fio de atado por toda a haste até a curva. 


2º Separe um tufo de fibras vermelhas, posicione-a ao final da base de thread feita no passo anterior para formar uma pequena cauda. Fixe as fibras, enrolando o fio de atado em direção ao olho do anzol. 


3º No mesmo ponto do passo anterior, posicione o vinil rib na lateral da haste do anzol e prenda-o com o thread até onde está fixado o tufo de fibras. Volte com o fio de atado para frente e pare no mesmo lugar que iniciou a amarração do vinil rib.  


4º Enrole o vinil rib em torno do anzol, tomando o cuidado para que cada nova volta toque a volta anterior, sem deixar espaços. Repita o processo até cobrir aproximadamente 60% da haste do anzol. Nesse ponto, fixe o vinil rib com algumas voltas bem tensionadas do thread e corte o excedente.


5º Separe um tufo de Elk Hair, retire o sub-pêlo e alinhe as pontas. Prenda o tufo no ponto onde terminou de fixar o vinil rib, as fibras devem ser compridas o suficiente para ficarem com as pontas alinhadas à cauda (ou ligeiramente mais longas).


6º Na base da asa, prenda a tira de EVA enrolando o fio de atado bem tensionado, distribua as voltas do thread formando um pequeno cone.  


7º Retire algumas fibras da pena de galo expondo a raque, amarre-a no cone de fio de atado com mais algumas voltas do thread. 


8º Separe um reduzido punhado de dubbing, enrole-o no fio de atado e cubra o cone, tomando cuidado para manter o formato cônico. Avance com o fio de atado até bem próximo do olho do anzol.


9º Enrole a pena de galo sobre o cone de dubbing, as voltas deverão ser bem próximas umas das outras para que o colar seja denso. Finalize a amarração da pena de galo com o fio de atado e corte o excesso. 


10º Dobre a tira de EVA sobre o hackle sem apertar as fibras da pena. Amarre a alça formada com o fio de atado, levante a ponta do EVA e aplique mais duas ou três voltas do thread, termine com o nó de finalização da sua preferência, aplique uma gota de cola e corte o excesso do EVA deixando um pedaço suficiente para cobrir o olho do anzol, formando uma pequena cabeça.


Variantes:

Em se tratando de uma variante de uma variante, não há muito mais o que se dizer. A própria Clown Shoe Caddis original pode ser modificada simplesmente alternando-se a montagem do hackle, fixado-o como o de uma parachute, na horizontal. Eventualmente nesta versão, as fibras da parte de baixo do colar de penas podem ser aparadas, como na foto seguinte.


Fibras da parte de baixo do hackle aparadas

Como trabalhar a isca:

Essa mosca deve ser trabalhada como uma klinkhamer, pois assim como esta, boa parte do corpo fica submerso. É dispensável o uso de flotante, pois apresenta excelente flutuabilidade, podendo ser utilizada perfeitamente em montagem dropper rig, mesmo com ninfas pesadas. Arremesse-a com suavidade rio acima e deixe-a derivar na velocidade da correnteza.

Grande Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário