sábado, 11 de abril de 2020

Stonefly em Foco

Desde o meu primeiro contato com a pesca com mosca, aflorou em mim uma convicta predileção por moscas clássicas e padrões realistas, aquelas que representam com fidelidade os alimentos naturais dos peixes. Aliado à admiração pela habilidade dos mestres atadores e pela arte que esses produzem, até desacreditei de algumas receitas de moscas pelo simples fato de não se parecerem nem de perto com a dieta habitual dos peixes, portanto nunca fui muito fã de moscas impressionistas.

Hot Spot Stone

Há algum tempo atrás, navegando por um site especializado em atados, li uma publicação que apresentava um padrão generalista de uma stonefly, criada pelo atador russo Pavel Varchencko. Essa receita, além dos materiais e  elementos comumente encontrados em padrões impressionistas, também apresentava uma particularidade que ao mesmo tempo em que me despertou interesse, também evocou minha descrença, a mosca possuía um hotspot (um ponto de foco). Esse é um recurso não raro utilizado em diversas receitas de atado, até mesmo em moscas clássicas. Analisando algumas receitas consagradas com um pouco mais de cuidado, podemos concluir sem muito esforço que na verdade os hot spots estão mais presentes do que pensamos.

Via de regra, um hot spot é um pequeno detalhe (normalmente chamativo como cores berrantes ou fluorescentes) adicionado a uma mosca atada apenas com cores naturais. Esses pontos de destaque são adicionados para despertar a curiosidade e o interesse dos peixes, atraindo sua atenção (muitas vezes a grandes distâncias) e motivando-os a inspecionar se o que estão vendo é potencialmente comestível e atacável. Os hot spots não produzem novos padrões de atado, apenas adicionam um ponto chamativo a moscas conhecidas gerando uma variante, com a intenção de provocar reações nos peixes que não estejam se alimentando ativamente e/ou disparar o gatilho de ataque, principalmente naquelas situações em que há muito alimento flutuando na água. Abaixo alguns exemplos de moscas com hot spots:

Bicho Preto Esquentado (Hot Orange Bead Head Bug)

Hot Spot Buzzer 

The Huevo Frito (Trout Alevin)


Em uma recente jornada de pesca, depois de uma tarde inteira de poucas ações, resolvi experimentar um padrão totalmente diferente das moscas de minha caixa, uma stonefly impressionista, com pernas de borracha e com o que mais me deixava descrente, uma faixa laranja fluorescente logo atrás do tórax fazendo a transição para um abdômen na cor preta. Peguei a mosca, olhava pra ela céptico e desdenhoso, mas como não havia muito a perder, amarrei-a ao tippet e a lancei, primeiramente ainda com muito desabono, a montante em uma corredeira relativamente leve. Após a segunda recolhida de linha intencionando mantê-la esticada, um ataque e uma truta. Feliz, mas ainda um pouco hesitante, lancei-a novamente mais acima onde a turbulência era menor e a água estava mais calma. Três recolhidas depois, outro ataque e outra truta. Segui durante um bom tempo experimentando a mosca em diferentes locais, incluindo alguns com fluxo bastante tranquilo e as capturas continuaram.

Coincidência ou não, mudei minha maneira de pensar e de agora em diante, terei sempre moscas impressionistas na minha caixa (e é claro, algumas com hot spots). Segue abaixo o passo a passo do padrão que usei nesta pescaria.


Material Básico:




  • Anzol Tiemco 200R #10
  • Bead Head Dazzle Brass black 1/8" ou 3,2mm
  • Fio de atado Veevus 8/0 white
  • Fio de silicone 0,7mm transparente
  • Dubbing Partridge SLF Dark Claret 
  • Striped Rubber Legs black/orange
  • Marcador permanete preto e laranja

Passo a Passo:

1º Coloque o bead head no anzol já com a farpa amassada e prenda-o na morsa.


2º Faça uma alça com o fio de silicone (uma das pontas deverá ser menor, passando pouco do comprimento do anzol, a outra deverá ser grande o suficiente para ser enrolada por toda a haste). Amarre as duas pontas no anzol com o fio de atado, tomando o cuidado de mantê-las alinhadas às laterais da haste.


3º Enrole o fio de atado por toda a haste (desde a altura da farpa até o bead head) mantendo-o tensionado, cubra totalmente as duas pontas do fio de silicone. Finalize próximo ao bead head, corte o excedente da ponta menor na parte de trás, e as duas pontas da pequena alça que se formou na frente. 


4º Com próprio thread, modele o corpo da mosca, mantendo o abdômen mais fino na parte de trás, aumentando o volume na medida em que avança na direção da parte da frente. Faça um volume maior na altura do tórax (aproximadamente no final do primeiro terço do comprimento da haste). 


5º Pinte a parte mais volumosa (tórax) com o marcador permanente laranja. A parte da frente e a de trás devem ser totalmente cobertas com o marcador permanente preto. 


6º Espere a tinta secar e enrole a outra ponta do fio de silicone sobre o corpo da mosca até o bead head. Fixe com o thread, dê um nó e corte o excedente do fio de silicone.


7º Repita a operação com os marcadores permanentes por sobre o fio de silicone enrolado, tomando cuidado para manter os mesmos segmentos coloridos anteriormente.


8º Espere secar novamente e prenda duas pernas de borracha entre o bead head e o trecho pintado de laranja (tórax). Passe o marcador permanente preto no fio de atado para um melhor acabamento. 


9º Posicione as rubber legs de forma que fiquem alinhadas às laterais do corpo da mosca, formando um X.


10º Aplique o dubbing no thread e enrole entre as pernas de borracha, formando um tórax mais proeminente.


11º Avance o fio de atado para a parte da frente das pernas dianteiras. Pinte o fio com marcador permanente laranja e finalize a mosca com o nó de acabamento da sua preferência.


12º Aplique uma gota de cola ou head cement para manter o nó firme, corte o excedente das pernas de borracha, mantendo as traseiras ligeiramente mais compridas que as dianteiras.


13º O tórax de dubbing poderá ser aparado com uma tesoura (concedendo uma aparência mais delgada) ou ser desgrenhado com um bodkin ou pedaço de velcro (para que pareça mais eriçado).



Variantes:

As variações possíveis são praticamente infinitas, podendo ser alterado desde o material do dubbing, do corpo da mosca, bem como as cores do hot spot, das pernas e do bead head. O importante é ter em mente que trata-se de uma imitação de inseto, por mais generalista que seja, portanto a silhueta, tamanho e cores predominantes devem ser representativas dos insetos onde pretende-se pescar.


Como trabalhar a isca:

A técnica aplicada para esse padrão é a mesma para qualquer ninfa, podendo-se pescar na modalidade swing usada com wets, upstream com ou sem strike indicator, dropper rig e todas as demais que se aplicam às ninfas. 

Grande Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário