sábado, 5 de julho de 2014

Wing Burners

Uma das particularidades que mais me atraiu na pesca com mosca é seu caráter fortemente técnico, requer do praticante estudo e dedicação, mas o retorno é extremamente compensador. E se o aprendiz de mosqueiro também se enveredar pela nobre Arte do Atado (com a devida permissão da citação mestre Betinho), outra atividade bastante técnica, a recompensa é ainda maior. Por essa característica, nós aprendizes quase idolatramos os mestres que dominam a atividade de montagem das moscas e igualmente apreciamos a beleza e a fidelidade da imitação para com o original (imitado).


Imitação de mayfly adulta (Ephemeroptera

Nesse sentido, considero que seja natural ao atador iniciante a vontade de aprimorar suas produções, construir moscas mais realistas ou conceder a elas um acabamento mais aprimorado. É inato então que alguns detalhes que em certas situações podem não parecer fazer muita diferença aos peixes, passem a ser objeto de melhoria na visão do atador. As asas das moscas, por exemplo, são elementos que podem conferir uma visão estética mais agradável tanto aos olhos do mosqueiro como atrativa aos olhos dos peixes, nesse sentido, retomando o tema ferramentas com um enfoque um pouco mais detalhista, vamos olhar em detalhes um utensílio muito simples mas que proporciona um melhoramento estético muito bom às moscas, o Wing Burner.

De maneira bem simples, um Wing Burner nada mais é do que uma espécie de pinça na qual as extremidades possuem um formato que procura imitar o formato das asas (e outras partes) de insetos. O objetivo dessa ferramenta, na verdade um molde, é facilitar o recorte das asas mantendo um padrão de forma e tamanho além de acelerar o processo de produção. Abaixo, alguns exemplos de Wing Burners:


Conjunto com 3 tamanhos feito em latão

O formato pode ser  muito variado

 Não só para Asas, como esses feitos pra queimar Wing Cases

Existem diversos materiais que podem ser utilizados para a confecção de asas e outras partes de insetos no Wing Burner, desde materiais específicos que já são comercializados com detalhes como nervuras das asas, até materiais não fabricados com esse objetivo, mas que se destinam perfeitamente pra essa finalidade. Usa-se um Wing Burner basicamente da seguinte forma:

1º Corte um pedaço do material escolhido, nesse exemplo uma sacolinha de organza, um tipo de tecido telado que muito se assemelha às estruturas das asas dos insetos.



2º Posicione o material entre as extremidades da ferramenta, pressionando para que não saia do lugar. 


3º Com uma tesoura recorte de acordo com o formato da ferramenta, deixando de 1mm a 2mm de material ao redor das extremidades. Esse excedente é que será queimado.


4º Com um isqueiro, passe a chama no excedente de material (aqueles 1mm ou 2mm) até que não haja mais nenhuma rebarba.


Abra a ferramenta e retire a asa já pronta, se desejar acrescente algum detalhe com um marcador permanente. Note que o material excedente formou um cordão que emoldura a asa concendo estrutura e destaque.


Depois de prontas as duas asas, basta usar na receita de sua preferência.


Fixe uma asa de cada vez ajustando de acordo com o tamanho da mosca

Prenda a segunda asa, cuidando da simetria  

Corte o excedente e arremate com um nó e uma gota de cola

Na seqüência, a confecção de uma wing case, usando uma pena:


Escolha a pena da sua preferência 

Acomode a pena entre as extremidades da ferramenta  

Corte o excedente 

O resultado final 

Pela simplicidade dessa ferramenta, pode-se facilmente fabricá-la em casa bastando que se observe a proporcionalidade em relação à mosca que se pretende atar. Comece desenhando em cartolina o formato desejado da asa (ou parte do inseto que se quer moldar).



Use uma chapa fina de metal (alumínio, zinco, latão, etc) dobrada ao meio como material pra fazer a ferramenta. Coloque o molde por cima e com uma tesoura comum ou de chapa, recorte o formato na chapa de metal.


Depois de pronto, pode-se eliminar as eventuais rebarbas com uma lima ou lixa. 


As duas extremidades deverão estar com o mesmo tamanho e forma para que a asa após queimada, esteja perfeita.  



Depois é só cortar a asa, adicionar os detalhes desejados e montar a mosca.


A asa já com os detalhes 

Já fixada à mosca 

Lembre de Não Esquecer:
  • A quantidade de material excedente não deverá ser muito grande, pois poderá alterar o formato da asa após ser queimada.
  • Não aqueça demais a ferramenta, o ideal é manter a chama incidindo somente sobre o material e não diretamente no metal. Se aquecer demais, o material pode grudar na ferramenta dificultando sua remoção.
  • Não tente fazer mais que uma asa ao mesmo tempo, depois de queimadas, as duas camadas de material se fundirão em uma só asa.

Grande Abraço

2 comentários:

  1. Gostei muito das asas... tenho feito algumas em material alternativo também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de realistas, são bem resistentes. Este é um material muito interessante e que também tem outras aplicações. Grande abraço.

      Excluir