quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Gafanhotos: Praga ou Dádiva Divina?

"...E Moisés estendeu a vara sobre o Egito, e o Senhor fez soprar sobre a terra um vento oriental durante todo aquele dia e toda aquela noite. Pela manhã, o vento havia trazido os gafanhotos, os quais invadiram todo o Egito e desceram em grande número sobre toda a sua extensão...", assim descreve o livro do Êxodo no capítulo 10. Esse trecho da Bíblia é parte da narrativa da 8ª praga enviada por Deus, através de Moisés, ao Egito para que Israel fosse libertado e para que a unicidade de Deus fosse reconhecida. A 8ª praga foi uma enorme nuvem de gafanhotos que devastou o que ainda havia sobrado após o envio da 7ª praga, uma forte chuva de granizo.


Exemplar de Anacridium aegyptium - Gafanhoto do Egito
Fonte: Wikipedia


Até hoje em dia, os gafanhotos são considerados pragas pelos agricultores e em muitos locais eles ainda representam uma ameaça a algumas importantes culturas como milho, arroz e até pastos. Mas para muitos mosqueiros, eles são uma dádiva divina, pois sua distribuição é bastante abrangente, estão quase sempre presentes nas proximidades dos cursos d'água e fazem parte da dieta alimentar da maioria dos peixes insetívoros, pois com relativa freqüência caem na água sempre que a aterrissagem é mal calculada após um salto ou voo, sendo assim um padrão que não pode faltar nas caixas de iscas de quem pratica a pesca com mosca. 

Diferentemente dos insetos que vivem parte de sua vida sob a água (como as mayflies, caddis e stoneflies), os gafanhotos nascem e vivem na terra, por isso, juntamente com besouros e formigas são chamados pelos atadores de terrestriais. São insetos hemimetábolos, isto é, realizam metamorfose incompleta (ou parcial) e se desenvolvem de forma indireta. Do ovo, eclode uma ninfa, que possui características físicas muito próximas às do inseto adulto e que passará por algumas fases de alterações estruturais (asas, pernas, cor, etc) até se tornar um imago (atingir o estágio adulto).


Ninfa de gafanhoto do gênero Schistocerca (nota-se que as asas ainda não estão completas)

O principal elemento para a montagem dessa mosca é o corpo feito de EVA ou qualquer outra espuma de boa densidade que não encharque (esta é uma isca que deve flutuar). Um pedaço retangular de espuma afinado em uma das extremidades formará a cauda e na outra extremidade deverá ser cortado em ângulo para formar a cabeça. Com o thread tensionado em pontos específicos, além de fixar o corpo, confere-se formato, segmentando-o em abdômen, tórax e cabeça. 


Corte afunilado em uma das extremidades (cauda) e em ângulo na outra (cabeça)

Um pequeno talho na parte inferior garante o encaixe da haste do anzol

Um bloco com espessura suficiente (dependendo do tamanho do anzol) produzirá os pequenos retângulos que poderão ser cortados diretamente, ou caso não se disponha de um bloco de dimensões adequadas, pode-se montar um sanduíche com folhas de EVA, até que se alcance as medidas necessárias, gerando blocos com combinações de cores bastante interessantes, como na seqüência abaixo:



Folha de EVA de 2mm com excelente coloração para montagem de gafanhotos




Pequenos pedaços cortados com o estilete e unidos com cola própria pra EVA


Sanduíche pronto (um peso ajudará a unir as folhas de modo uniforme)

Depois é só cortar pequenos retângulos com o auxílio de uma lâmina afiada

A colagem das folhas possibilita uma grande combinações de cores


Material Básico:
  • Anzol Tiemco 5212 tamanhos #6 a #12
  • Thread 6/0 Cream
  • Blocos de EVA (em torno de 1,5 vezes o comprimento da haste do anzol, altura igual a do gap e metade dessa medida para a largura)
  • Cola de cianoacrilato

Material Opcional:
  • Sili legs (ou perninhas de borracha)
  • Penas
  • Fita adesiva transparente
  • Microfoam (Isomanta)
  • Marcador Permanente
  • Elk Hair ou Deer Hair

Passo a Passo:

1º Coloque um anzol (com a farpa amassada) na morsa, enrole o fio de atado por toda a haste fazendo uma base de fixação para o corpo de EVA, posicione o fio de atado na curva do anzol, aplique uma gota de cola e espere secar.


2º Coloque o corpo de EVA (encaixando a haste no corte feito em sua base), tomando cuidado para que a parte da frente cortada em ângulo fique faceada com o olho do anzol, enrole o thread com uma volta frouxa para fixar o corpo da mosca e em seguida dê mais duas a três voltas aplicando tensão (com moderação) no fio de atado para formar o primeiro segmento, o abdômen do gafanhoto.


3º Avance com o fio de atado na direção do olho do anzol, repetindo o processo para formar o segundo segmento do corpo do gafanhoto, o tórax.


4º Neste ponto pode-se fixar as pernas, prenda um pedaço de sili leg cada lado, deixando a parte da frente ligeiramente mais comprida que a cabeça da mosca e a parte de trás também ligeiramente maior que a cauda.


5º Avance mais uma vez em direção ao olho do anzol e repita a operação para formar o terceiro segmento, a cabeça do gafanhoto. 


A mosca está praticamente pronta, basta finalizar a amarração com um nó de acabamento e colocar uma gota de cola para que não se desfaça. Pode-se virar a isca de cabeça para baixo e aplicar também algumas gotas de cola para fixar bem o corpo na haste do anzol.

Variações:

Uma mosca do tipo terrestrial deve flutuar após cair na água e permanecer flutuando por conta da tensão superficial, sendo assim, alguns detalhes que a tornariam realista (fisicamente mais fiel ao inseto) podem ser suprimidos. Contudo, apesar de ser minimalista, pode-se acrescentar mais alguns detalhes seja para aumentar a confiança do mosqueiro, seja para condições de águas rasas e claras, nas quais o peixe não enxergará meramente a deformação na superfície da água e a silhueta da mosca.


Versão com olhos pintados com marcador permanente e asas de Elk Hair 

É possível acrescentar olhos ao gafanhoto, eles podem ser pintados com tinta (esmalte) e um simples palito de fósforos ou de forma facilitada com uma ferramenta muito usada em artesanato chamada pinta bolinhas, ou simplesmente utilizando-se um marcador permanente. Se desejado, pode-se incrementar com brilho (colando olhos 3D ou holográficos) ou ruído, colando olhos de boneca (basicamente uma semi-esfera oca de plástico com um pequeno disco ou uma bolinha em seu interior que se movimenta livremente), à mosca para que essa chame ainda mais a atenção dos peixes. 

As asas pode ser feitas com tiras de Microfoam e pintadas com marcador permanente

Também no sentido de tornar a mosca mais atrativa, há a opção de acrescentar asas. Existem diversos materiais que podem ser utilizados nas asas como por exemplo Microfoam ou Isomanta (aquela manta de espuma utilizada para proteger aparelhos eletrônicos), penas, pelos, tecido tipo organza (tecido fino e leve cuja trama se assemelha às estruturas das asas de alguns insetos) e muitos outros que possuam alguma semelhança com as frágeis asas do gafanhoto.

Versão com asas de Microfoam pintadas de verde e de marrom

Outra forma fácil de fazer as asas: cole uma pena em um pedaço de fita adesiva transparente, com uma tesoura, corte a partir do centro para que fique com a largura um pouco maior que o corpo do gafanhoto, pode-se fazer um pequeno corte em V na parte de trás.

Pena colada em fita adesiva (esquerda) e já cortada no formato da asa (direita)

Versão com asas de pena

Como trabalhar a isca:

Esta mosca pode ser trabalhada de diversas maneiras, o mais comum é lançá-la na água e deixá-la ao sabor da correnteza ou vento, pode-se tracionar com pequenos recolhimentos de linha para que deslize sobre a água (skating).

Lembre de Não Esquecer:
  • Não tensione o fio de atado de forma demasiada, pois a tensão exagerada poderá seccionar o EVA.
  • Ao encaixar o corpo de EVA na haste do anzol, não o afunde demais, é preciso deixar o gap livre para não interferir na fisgada.
  • Procure verificar que espécies ocorrem onde você irá pescar e adeque o comprimento do corpo e as cores em função dos insetos do local.

Grande Abraço

6 comentários:

  1. André, muito bom esse gafanhoto. Tenho usado uma técnica parecida para fazer meus gafanhotos e são ótimos com minhas tilápias e, especialmente (com grandes explosões na superfície) , para as matracas.
    UMA BELEZURA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre João,

      Sua presença aqui e seus comentários fazem valer cada segundo de pesquisa, estudo e dedicação para rascunhar essa visão das dificuldades e caminhos tortuosos de um esforçado aprendiz.

      Mosca simples e efetiva, bem do jeito que eu gosto! Muito obrigado.

      Grande Abraço

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigado Blatt,

      Apenas repassando um pouco do muito que estou aprendendo.

      Grande Abraço

      Excluir
  3. Belezura meu amigo!!
    Adoro esses gafanhotos!
    Parabéns!
    Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Leandro,

      Realmente são muito efetivos.

      Grande Abraço

      Excluir