segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Craft Fur Minnow

A principal função de uma isca artificial é imitar de alguma forma o alimento que o peixe, alvo de desejo do pescador, está normalmente acostumado a encontrar no ambiente em que vive. A semelhança da isca artificial com um inseto, um peixinho, uma fruta, etc, pode estar relacionada ao formato, textura, cor e outros diversos aspectos, mas principalmente está associada ao movimento. As vibrações que a isca artificial transmite ao peixe, ou a visão de seus movimentos, sejam eles causados pelo material e/ou pelo trabalho que o pescador aplica à isca, são na maioria das vezes a forma mais efetiva de atraí-los.

Com o Fly não é diferente, as moscas são confeccionadas para despertar a curiosidade ou a agressividade dos peixes, tornando-as na maioria das vezes irresistíveis a seus instintos naturais de alimentação e territorialismo. Uma das iscas que mais fielmente representa os movimentos, principalmente de pequenos peixes, é o Streamer. Os Streamers são atados de forma a permitir que o material com o qual é confeccionado tenha livre movimento e "pulse"  ou "tremule" (movimentando-se de forma similar a um polvo, uma medusa e peixes alongados de formato fusiforme), para tanto, as fibras do material utilizado necessariamente deverão ser longas e flexíveis.

O simples, versátil e eficiente Craft Fur Minnow

É sempre bom ter opções de cores

Esse Streamer foi uma das primeiras iscas que atei, é uma mosca bem simples de ser confeccionada, fácil de ser arremessada e muito eficiente para a captura de várias espécies de água doce ou salgada. Nesta montagem utilizei o Craft Fur pois é uma fibra de bom comprimento e muito maleável, mesmo se a isca ficar mais comprida do que o esperado não irá atrapalhar a fisgada, o peixe conseguirá facilmente abocanhar a isca inteira. Além disso, apesar de ser uma fibra longa, o Craft Fur desembaraça com extrema facilidade, se a mosca ficar embolada depois de uma captura, é bem simples fazê-la voltar ao formato original. Mas chega de papo, vamos à receita:

Material Básico:
  • Anzol Gamakatsu Octopus #8
  • Craft Fur (2 cores)
  • Angel Hair
  • Thread 6/0
  • Cola Cianoacrilato
Material Opcional:
  • Olhos (prismáticos, 3D, etc)
  • Penas Marabou (Cor Vermelha)
  • Pincel Marcador Permanente
  • Resina Epóxi
Passo a Passo:

1º Coloque um anzol (com a farpa amassada) na morsa, passe cola na haste e faça uma base de fio de atado até a curva do anzol (onde será fixado o primeiro tufo de fibras). Passe outra camada de cola por cima do thread.


2º Pegue um tufo de Craft Fur de uma das cores (normalmente a mais clara fica na parte de baixo da isca), gire o anzol e o posicione com a haste virada para baixo (essa é a vantagem de se possuir uma morsa giratória) e fixe o tufo na parte de baixo do anzol bem próximo à curva. Vire o anzol novamente para cima, reparta o tufo ao meio e penteie para trás e para cima usando a escova de velcro (não use muito material, como essa operação se repetirá mais vezes, a isca ganhará volume aos poucos).


3º Pegue outro tufo de Craft Fur (a cor mais escura) e fixe na parte de cima do anzol, penteie novamente. Repita os passos 2 e 3 atando os tufos seguidamente em direção ao olho do anzol até que sobre somente uma pequena parte da haste descoberta.



4º Com a isca posicionada de lado (novamente se percebe aqui a importância de uma morsa giratória), fixe alguns fios de Angel Hair em cada uma das laterais da isca (dobre o fio do Angel Hair envolvendo o thread, isso facilita em muito a sua fixação), tente posicioná-los sobre o encontro das 2 cores das fibras formando a linha lateral. Corte o excesso para que tenha no máximo o comprimento da mosca.



5º No espaço descoberto da haste, faça um "cone" de linha de atado, ele  garantirá a hidrodinâmica da mosca, facilitando o seu nado. Esse cone pode ser feito com um fio de atado de cor diferente, por exemplo vermelho para tornar a isca mais atrativa. Faça um nó de finalização e aplique um pouco de cola sobre o cone, pra manter tudo firme.



Variação com thread vermelho 

Neste ponto a mosca já está pronta, pode ser utilizada normalmente e já será eficiente. Entretanto podemos incrementá-la com mais alguns detalhes, e adicionar um pouco mais de realismo e estética.


Nesta etapa a mosca já pode ser usada 

Variações:

Com algumas gotas de cola, fixe um olho de cada lado da isca, imediatamente atrás do cone de thread, pressione dando um formato achatado à cabeça da mosca.



Pode-se também adicionar algumas listras verticais, manchas ou pintas com um marcador permanente, imitando a coloração de certas espécies de peixes.


Temos ainda a opção de atar um último tufo de Marabou/Craft Fur (ou outra fibra) vermelho, na parte de baixo do anzol, imitando as guelras do peixe. Esse tufo deverá ser atado antes do passo 5 e deve ser bem mais curto que os demais, não devendo ultrapassar o gap (abertura) do anzol, não o penteie para cima. 


E finalmente pode-se aplicar uma fina camada de epóxi sobre a cabeça da isca, cobrindo desde o início do cone até a parte atrás dos olhos.


Como trabalhar a isca:

Essa é uma isca muito simples de se trabalhar, o movimento deve ser feito puxando-se a linha alternadamente com alguns segundos de parada, de forma a imprimir à mosca uma ação do tipo avance/pare. Deve-se variar a velocidade e a quantidade de linha puxada (deslocamento) em função da atividade dos peixes, quando estiverem mais ativos, pode-se puxar de forma mais vigorosa. Caso esteja mais letárgicos ou refugando, trabalhe de modo lento.

Comprovando a eficiência da mosca com um Black Bass

Lembre de Não Esquecer:
  • O tamanho do anzol deverá sempre ser compatível com o tamanho e a boca do peixe.
  • Qualquer outra fibra longa pode ser utilizada (inclusive combinando-se fibras diferentes), as cores ficam por conta do gosto do atador e das espécies que habitam o ambiente e servem de alimento ao peixe (que se deseja fisgar).
  • Penteie as fibras antes de começar a utilizá-las, um pente comum resolve a questão.
  • Assim como as fibras, pode ser usado qualquer outro material para dar brilho (Flashabou, Lateral Scale, etc), procure usar uma cor que combine com as cores das fibras.
  • Apesar de não haver necessidade, as fibras podem ser aparadas dando o formato desejado pelo atador à mosca.
Grande Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário